segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Um Diálogo sobre a Formação de Educadores, na era Pós-Moderna e a influência das Tecnologias

Este artigo foi elaborado juntamente com a colega Gláucia Santin Strapasson e tem por objetivo refletir sobre o processo de construção da Formação Docente, responsáveis pela mediação do processo educativo, neste cenário pós-moderno, fortemente influenciado pelas mídias digitais. Para compreender melhor a articulação deste artigo, reportamos que o mesmo inicia-se esclarecendo em linhas gerais a nova identidade que está sendo configurada que vem sendo denominada como sociedades complexas, ou identificada como pós-modernidade. Dando continuidade no seu segundo capítulo, discutimos o panorama de construção do processo de ensino e aprendizagem, através da abordagem sobre a formação da docência. Em sequência, no terceiro capítulo focaremos esta educação atual, na qual nos deparamos com o descortinar das tecnologias de informação e comunicação como recursos com grande potencial de mudança para o contexto educacional. Tal reconhecimento é pautado pela enorme quantidade de informações produzidas e disponibilizadas e pela infinidade de espaços de comunicação e interação existentes na rede mundial de computadores, elementos fundamentais ao processo de aprendizagem, permitindo a ampliação do acesso e da flexibilidade. Dessa forma, neste trabalho vamos tentando caracterizar a configuração deste novo espaço em que ocorre a educação, dialogando sobre os processos educativos, a tecnologia e a pós-modernidade. Apresentado no II Simpósio Diálogos da Contemporaneidade no Centro Universitário do Vale do Taquari (UNIVATES) em Lajeado/RS

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