segunda-feira, 1 de novembro de 2010

DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA FORMAÇÃO DOCENTE

O presente artigo analisa os desafios e as possibilidades da formação da docência. Num cenário pouco otimista, permeado por problemáticas que exigem uma reformulação da função docente, não aceitando mais a concepção tradicionalmente incorporada de ser um mero transmissor de saberes, único detentor da verdade no espaço educativo. No entanto, exigindo do profissional docente a construção de uma nova identidade embasada em algumas competências, tais como o movimento dialético da práxis, estar ancorado num paradigma reflexivo, não individualmente e isolado, mas em comprometimento coletivo, no trabalho em equipe, estar consciente da necessidade de viver em formação continuada e considerar o sujeito aprendente como principal agente ativo, postura essencial para o docente constituir-se o mediador da construção do conhecimento. Apresentado na ANPED SUL 2010 - Formação, Ética e Políticas: Qual Pesquisa? Qual Educação? na Universidade Estadual de Londrina (UEL) em Londrina/PR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário