quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Políticas Educacionais Brasileiras X Articulações Internacionais: o tensionamento entr o público e o privado




O presente artigo busca dialogar sobre as Políticas Educacionais Brasileiras, dando prioridade para a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) em relação à democratização do acesso e permanência, bem como questionando a igualdade de condições assegurada nesta legislação com a coexistência de instituições públicas e privadas. Como também, enfatiza acerca de articulações internacionais, de cunho neoliberal que divulgam o enfraquecimento do poder estatal e a consequente privatização dos bens públicos, anteriormente considerados de direito social. Assim, o objetivo maior deste artigo é analisar o tensionamento entre o público e o privado na Educação Brasileira, partindo do pressuposto de que a mesma é um direito social, compreendendo como se configura o contexto educativo, se está com a finalidade de perpetuação ou transformação social. 
Artigo apresentado na ANPED SUL, na Universidade de Caxias do Sul (UCS) em Caxias do Sul.

 

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