O
presente artigo foi construído com o objetivo de analisar algumas situações
sociais, principalmente as que dizem respeito ao multiculturalismo, a
intercultura e às desigualdades existentes em nossa sociedade com a respectiva
tentativa de inclusão. Compreendemos que este debate só passou a ocorrer quando
tivemos uma maior conscientização das situações de exclusão perpassadas
historicamente. A fim de atingir esta finalidade, este artigo está dividido em
duas partes: na primeira dialogamos sobre o conceito de Multiculturalismo e de
Intercultura e na parte posterior nos debruçamos sobre as Políticas Afirmativas
existentes principalmente na Educação Superior para compreender se as mesmas
propiciam a inclusão. Ao respondermos a esta indagação poderemos vislumbrar se
nossa sociedade está arquitetada num movimento de perpetuação ou de
transformação das estruturas vigentes, uma vez que ao propiciar uma educação
igualitária estará garantindo um direito social, enquanto que ao realizar uma
educação diferenciada estará confirmando um sistema excludente. Artigo escrito e publicado em parceria com a colega Vera Danair Carpenedo e apresentado na ANPED SUL (UCS) em Caxias do Sul.
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