Neste texto,
procuramos abordar algumas reflexões sobre o surgimento da Educação Popular no
Brasil e como Paulo Freire influenciou em suas estruturas, a partir de seus
pensamentos e elaborações. Freire foi decisivo para a construção de muitos elementos
que agregaram uma opção política à educação, tais como: a valorização do contexto,
leitura do mundo, a opção pelos oprimidos, a busca pela libertação, o
reconhecimento de saberes diferentes, a dialética, a tolerância, entre outras
premissas, que se fazem presente hoje nos processos políticos e pedagógicos de
educadores que se identificam com a teoria de educação libertária, traduzidos
em sua obra. A Educação Popular busca a democratização, o término da hegemonia,
da subordinação e da dominação, neste sentido, tem por finalidade a igualdade e
a justiça social, a autonomia, a emancipação e através do engajamento das
camadas populares requer a luta pelos direitos, a defesa pelo comprometimento,
pela dignidade e o bem-estar coletivo. Artigo redigido e apresentado em parceria com Juliana Carla Girotto no XIV Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire, na Universidade Integrada do Alto Uruguai (URI), em Erechim -RS.
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